Lisandro conhece projetos de Bem Estar Animal em cidades do Paraná

Vereador conheceu as ações realizadas em
Ponta Grossa e na capital paranaense, Curitiba

O vereador suzanense Lisandro Frederico foi até o Paraná conhecer as ações adotadas pelos governos municipais em relação à proteção e ao bem estar animal. As cidades de Ponta Grossa e Curitiba foram visitadas.
Em Ponta Grossa, Lisandro foi recebido pelo prefeito Marcelo Rangel. “A visita teve como objetivo aprender como eles conquistaram o CRAR (Centro de Referência para Animais em Risco), o “castrámovel” e como os projetos voltados à causa animal são aplicados”, contou o vereador. “O prefeito foi extremamente solícito e destinou toda sua equipe para nos acompanhar na visita”, afirmou.
Durante a manhã de segunda-feira (24), Lisandro conheceu de perto os projetos que são executados no município, conversou com veterinários que acompanham as atividades e visitou parte da estrutura existente. “Suzano é uma cidade com características parecidas com Ponta Grossa, porém, que ainda recebe pouco investimento nesta área”, disse o vereador. 
“Ponta Grossa é um exemplo. Tinha conhecimento das ações desenvolvidas por aqui, mas elas são ainda mais incríveis quando vemos de perto. Suzano tem praticamente o mesmo porte e um orçamento parecido, no entanto, ainda precisaremos trabalhar muito para chegar ao mesmo patamar encontrado por aqui”, destaca o vereador.
Ponta Grossa realiza cerca de 3.500 castrações gratuitas por ano, por meio de clínicas conveniadas e parceria com as ONGs. Com o projeto Castramóvel, que completou dois anos, são castrados, aproximadamente, 16 animais por semana. O Centro de Referência de Animais em Risco tem capacidade, média, de 150 animais transitórios. Todos os projetos tem a pasta da Saúde como responsável.
“É um orgulho ver que outras cidades nos tem como exemplo, como referência, pois é um trabalho a longo prazo que aos poucos está sendo positivamente desenvolvido. A Secretaria de Saúde recebe muito apoio da atual gestão e é este apoio tem nos ajudado a investir cada vez mais na saúde dos animais”, diz o médico veterinário e supervisor de gestão em saúde, Carlos Eduardo Coradassi.
O prefeito Marcelo Rangel se colocou à disposição para esclarecer e disponibilizar os projetos realizados. “Eu sou a favor dos animais e das pessoas que pensam assim”, finalizou Rangel. 
Os projetos de Curitiba foram visitados na tarde desta segunda-feira. Na capital paranaense, Lisandro foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Balaguer, o Serginho do Posto.