Lisandro pede que Câmara faça consulta popular via Internet

A ideia é colocar enquetes no site da Câmara sobre os projetos de grande repercussão e que estejam em tramitação e análise nas comissões permanentes. Algo semelhante ao que faz o site do Senado Federal

O vereador suzanense Lisandro Frederico e o presidente do Legislativo, Zaqueu Rangel, irão apresentar um projeto para que a Câmara Municipal faça consultas populares sobre as principais propostas apresentadas pelos parlamentares. O vereador Jose Carlos de Souza Nascimento, o Zé Perueiro, também apoiou a iniciativa.
A ideia é colocar enquetes no site da Câmara (www.camarasuzano.sp.gov.br) sobre os projetos de grande repercussão e que estejam em tramitação e análise nas comissões permanentes. Algo semelhante ao que faz o site do Senado Federal (www12.senado.leg.br).
Neste mês de setembro, por exemplo, a pesquisa de opinião feita pelo site do Senado é sobre “A posse de armas para moradores de áreas rurais”. Após um mês com a pesquisa no ar, o site divulga os resultados. A pesquisa mais recente no Senado teve como resultado o fato de que “Seis em cada dez internautas acham que bancos não deveriam funcionar aos sábados”.
A proposta é de que o internauta também tenha acesso às informações principais do projeto, como o autor da proposta; a Ementa; a Justificativa; além do texto na íntegra.
“Esta pesquisa de opinião objetiva e imparcial será uma ferramenta muito importante para que o suzanense participe ainda mais do dia a dia da Câmara Municipal”, avaliou Lisandro. “Quando a população passa a acompanhar e participar do trabalho dos vereadores, o resultado são projetos conectados à realidade do município”, disse.
“A Internet e as redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas. Disponibilizar um canal para ouvir a opinião dos suzanenses é permitir que a população trabalhe em conjunto com os vereadores, mesmo quando, fisicamente, estão longe” defende Lisandro.
O vereador apresentou o pedido para criação da enquete a Zaquel Rangel, que compreendeu a importância do pedido e encaminhou a solicitação para que o departamento Web Designer da Câmara crie a ferramenta.
Uma reunião para discutir os detalhes da proposta do sistema de consulta popular foi realizada e contou com a participação de Lisandro, Rangel, Zé Perueiro e da diretora de Comunicação da Câmara Municipal, Vivian Turcato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.