Suzano volta a ter castração gratuita de cães e gatos

Programa é resultado da emenda apresentada pelo vereador Lisandro. Interessado deverá cadastrar o animal na Secretaria de Saúde

Após mais de seis anos, Suzano voltará a ter castração gratuita de animais. No próximo sábado (04/08) ocorrerá a 1ª Campanha de Castração Gratuita de Cães e Gatos, realizada pela Prefeitura de Suzano, resultado de uma emenda ao Orçamento Municipal apresentada pelo vereador Lisandro Frederico.
“A castração é um importante passo para reduzirmos a superpopulação de cães e gatos que vivem nas ruas da cidade”, destacou Lisandro. Serão esterilizados, mensalmente, 180 animais.
É importante destacar que o interessado deverá cadastrar o animal diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro Unificado de Serviços, na Rua Paulo Portela, n° 210. Nenhum outro tipo de cadastro será válido, apenas o realizado pessoalmente. “O objetivo de levar o cadastro apenas à Secretaria é evitar algum tipo de privilégio”, destacou Lisandro.
Os detalhes da campanha foram definidos em uma reunião que contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Watanabe, da coordenadora de Zoonoses de Suzano, Priscila Arap, de membros da Secretaria de Habitação e de representantes de ONGs de proteção animal do município.
A Prefeitura será a única responsável pela organização das vagas e do agendamento do horário da cirurgia. Não haverá divisão de vagas ou seleção de animais por parte de ONGs. “Defendo que os recursos públicos, como as vagas de castração, devam ser administradas de maneira participantes da reunião”, informou Lisandro.
A campanha vai seguir a seguinte ordem de prioridades, definidas durante o encontro: 1° – animais cujo responsável possua baixa-renda e seja registrado no Cadastro Único; 2° – cães e gatos resgatados e que estejam disponíveis para adoção; 3° – Cães Comunitários; e 4º – população em geral.
Outra novidade é que no ato do cadastro, a Prefeitura coletará os dados para, em breve, providenciar a colocação de microchip de identificação.
“A castração de animais foi um dos principais compromissos que assumi e, com o apoio da população de Suzano, lutei muito para que se tornasse realidade. A campanha é apenas um dos passos para melhorarmos a situação dos animais em Suzano”, afirmou o vereador.

SERVIÇO
1° Campanha de Castração Gratuita de Animais de Suzano
Onde se inscrever?
Apenas pessoalmente, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro Unificado de Serviços (Rua Paulo Portela, n° 210)
O que levar?
RG e comprovante de residência