lisandrofrederico
Apesar do aumento de leitos, Saúde de Suzano entra em colapso pela 2º vez nesta semana
O boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Suzano nesta quinta-feira mostra um novo colapso no sistema de Saúde municipal. É a segunda vez que a ocupação de leitos supera a marca de 100% nesta semana.
Os dados são do site www.suzanocoronavirus.com.br e mostram que mesmo após aumento no número de leitos destinados a Covid-19, a cidade atingiu hoje uma taxa de ocupação de 109%.
Atualmente o boletim da Prefeitura informa que existem 71 leitos destinados a pacientes da Covid-19. Neste momento todos estão ocupados.
Até a última terça-feira (16) o mesmo boletim mostrou que haviam 62 leitos para a Covid-19 e a ocupação atingiu 108,06%. Na quarta-feira (17) um novo relatório da Prefeitura mostrava o aumento de 9 leitos nas unidades de Saúde do município.
UTI NA REDE PARTICULAR
No boletim divulgado pela Prefeitura de Suzano não é informado quantos dos leitos oferecidos para a Covid-19 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nem quantos desses leitos tem ventiladores pulmonares disponíveis.
Segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, ao menos dois contratos que somam mais de R$ 8 milhões foram firmados junto a dois hospitais particulares de Suzano. O objetivo foi utilizar os leitos de UTI dos hospitais particulares para internação dos pacientes da Covid-19.
Em 2020 a Prefeitura também firmou um contrato com um Hospital de Franco da Rocha para transferência de pacientes que precisam de UTI. Na época o contrato estimado em em R$ 2.2 milhões e seria somado a contratação de empresas de transporte de pacientes, já que o Hospital contratado fica há 80 quilômetros de Suzano.
Comments