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Dra. Adélia Soares explica como o consumidor pode renegociar contratos durante a pandemia


Na noite desta quarta-feira, a advogada Adélia Soares participou de uma live com o vereador Lisandro Frederico. Especialista no direito do consumidor, Adelia falou sobre a decisão que conseguiu na Justiça impedimento o corte de serviços essenciais durante a crise.

“Nesta pandemia tenho visto muitos órgãos que recomendam, que sugerem, que propõe medidas. Faltam iniciativas mais rígidas, por isso decidimos ingressar na justiça pedindo a suspensão do corte de serviços essenciais” disse.

“A Justiça Federal foi sensível ao nosso pedido, suspendendo o corte de serviços essenciais em todo o Brasil. Essa foi a melhor forma como eu pude contribuir com esse momento que vivemos” declarou a advogada, que também já participou do Big Brother Brasil (BBB), da Rede Globo.

Adélia também lembrou do período que comandou o Procon de Suzano. “Falar do Procon enche meu coração de alegria. Foi onde minha carreira começou”, disse.

“Nós sempre tivemos o cuidado de orientar os fornecedores antes de fazer qualquer autuação, mas infelizmente haviam fornecedores que pagavam pra ver” declarou Adélia, depois de assistir uma reportagem da época, que mostrava a prisão da supervisora de uma loja que foi autuada quatro vezes por vender produtos alimentícios vencidos.

A advogada também respondeu perguntas de internautas sobre as relações de consumo durante a crise.

Adélia explicou que o Código de Defesa do Consumidor prevê a renegociação de contratos quando o consumidor enfrenta dificuldades financeiras.

“O primeiro passo é o consumidor procurar o fornecedor e explicar a situação. Se não for possível a renegociação, ele pode procurar o judiciário” explicou. A medida também vale para contratos de aluguel.

Internautas também perguntaram sobre faturas de pagamento de estabelecimentos comerciais que estão fechados no momento. Adélia explicou que o fornecedor também deve oferecer outras formas de pagamento ao consumidor.

“É importante entrar no site da empresa e procurar orientações sobre o pagamento, pois o fornecedor tem obrigação de fornecer outras formas dd pagamento ao Consumidor” explicou.

A ex-bbb foi a terceira entrevistada pelo quadro de vídeos ao vivo lançados pelo vereador Lisandro nesta semana.

Nesta quinta-feira (16/04), a entrevista será com o advogado especialista em gestão pública Marco Tanoeiro. Na sexta-feira (17/04), a conversa é sobre nutrição com a Rosangela Castilho, nutricionista especialista em nutrição clínica e esportiva.

Confira a íntegra da conversa no link: https://www.facebook.com/lisandro.frederico/videos/214077450013138/

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