top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Gatos pretos: De malignos só os donos


Desde os tempos mais remotos, o ser humano possui e alimenta superstições relacionadas aos animais. Os antigos egípcios, por exemplo, veneravam o cão, que para eles era um intérprete das mensagens celestiais.

Na Grécia antiga, a coruja era o pássaro da deusa Atena e, portanto, de bom agouro. Já na Roma dos Césares, ela era considerada um mau presságio. Pobre coruja. Os motivos que fizeram com que ela fosse considera um mau presságio nem foi culpa dela. Pouco tempo antes de o imperador Commodus Aurelius morrer, uma coruja pousou no seu quarto.

Até a galinha não escapa das superstições. Em algumas regiões do Mundo, as pessoas ficam apavoradas quando uma galinha canta feito galo. Em compensação, o canto autêntico do galo é tido como benéfico. Dizem que afugenta os maus espíritos, os diabos e as bruxas, e a única razão para essa crença é que o canto do galo anuncia a chegada da aurora.

E esta sexta-feira 13 de 2017, logo na segunda sexta-feira do ano, traz com ela superstições com gatos pretos. Esses belos felinos sempre atraíram muitas crendices, das mais variadas possíveis. Quem dá um pontapé em um gato preto fica com reumatismo; quem maltrata um deles é perseguido por maus espíritos; ou o simples fato de cruzar com um deles já seria suficiente para ter azar.

Todas estas crenças envolvendo gatos vêm de religiões muito antigas ou de lendas. O uso dos gatos pretos em filmes e propagandas também alimentam as superstições e os preconceitos.

Nesta época do ano, muitas ONGs de proteção de animais deixam de doar gatos pretos, com receio que eles sejam usados em rituais ou brincadeiras de mau gosto. Não há registro desse tipo de abuso no País nos últimos anos, mas toda precaução é bem-vinda.

Fato é que o gato preto ou qualquer outro animal não deve fazer parte de superstições ou crendices. Se você for supersticioso, uma dica simples. Na sexta-feira 13 e também em outros dias, ao ver um gato preto vire as costas e vá embora. Posso garantir, nenhuma bruxa irá atrás de você. E caso não seja supersticioso, proteja esses graciosos animais que de malignos podem ter apenas os próprios donos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page