top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Lisandro participa de Jornada da Cidadania no CDP de Suzano


O vereador Lisandro Frederico participou do projeto Jornada da Cidadania, realizada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano. Presidente da Comissão de Políticas Sociais da Câmara Municipal, o vereador conheceu o trabalho de ressocialização realizado na unidade.

“É impossível aprimorar uma sociedade sem conhecer de perto a realidade dos pontos mais críticos e extremos do Estado”, afirmou Lisandro.

O objetivo da Jornada da Cidadania é proporcionar aos integrantes do sistema carcerário, um conjunto de serviços essenciais, como atendimento jurídico e médico, exames odontológicos, corte de cabelo e teste rápido de hipertensão e glicemia, além de regularização de documentos.

“Sabemos que o sistema prisional brasileiro tem diversos problemas, mas são iniciativas como a Jornada da Cidadania que nos dá a esperança de que é possível criarmos um mecanismo efetivo de ressocialização”, afirmou Lisandro. O projeto é desenvolvido desde 2015, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O CDP de Suzano conta cerca de 1.600 detentos. A maior incidência de crimes cometidos pelos presos na unidade é o tráfico de drogas, seguido da prática de roubo. O centro de detenção conta com 5,8 mil metros quadrados de área construída. O espaço, inaugurado em 12 de março de 2003, está localizado no Parque Maria Helena. “Além de conhecer de perto o trabalho da Jornada da Cidadania, notei a extrema organização e o rigor da segurança da unidade e dos funcionários. Também acompanhei a rotina dos detentos e a organização das tarefas”, contou Lisandro.

Ao longo de toda a visita, Lisandro esteve acompanhado do agente de segurança penitenciário Jenis de Andrade. Com grande experiência, Andrade já conseguiu avanços significativos na segurança dos profissionais que atuam nos presídios de São Paulo.

0 visualização0 comentário
bottom of page