top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Lisandro se reúne com prefeito para tratar sobre a reforma do CCZ


Além da reunião com Ashiuchi, o vereador se encontrou com o secretário de Meio Ambiente para iniciar a elaboração do Código do Bem Estar Animal

O vereador Lisandro Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS, se reuniu com o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, para tratar sobre a reforma do Centro de Controle de Zoonoses. O chefe do Executivo disse que “a equipe já está trabalhando para que o projeto seja concluído o mais rápido possível”. A reunião foi realizada no gabinete do prefeito, na última segunda-feira (30).

“A reforma precisa contemplar espaços para cães, gatos, cavalos e animais peçonhentos”, afirmou Lisandro. “Além disso, o novo CCZ deverá contar com uma sala cirúrgica e um local adequado para as pessoas que queiram adotar um animal”, adiantou. Com a construção da sala cirúrgica, a Prefeitura poderá dar início a programas de castração gratuita.

“No ano passado, antes de ser eleito vereador, solicitei que os vereadores destinassem dotações orçamentárias para financiar castrações ao longo de 2017 e com a reforma do CCZ e as dotações confirmadas poderemos castrar os cães e gatos e diminuir a incidência de animais abandonados”, ressaltou o vereador. “A obra já tem planta e recursos reservados, mas, neste momento, está estacionada. Desde o início do meu mandato tenho me debruçado nesta questão e, felizmente, conto agora com o apoio do prefeito”, ressaltou.

De acordo com Lisandro, a reforma do CCZ é uma questão de saúde pública, uma vez que animais envolvidos em acidentes de trânsito serão tratados no local, assim como os casos envolvendo mordeduras e situações de doenças transmissíveis causadas por animais.

Logo que assumiu o mandato, Lisandro vistoriou o Centro de Controle de Zooonoses e encontrou diversos problemas, entre eles: medicações vencidas há sete anos, obras inacabadas, e estrutura física inadequada para os funcionários.


ESTATUTO Após a reunião com o prefeito, o vereador foi até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para se reunir com o secretário Carlos Toshiharo Watanabe e toda a equipe da pasta, a fim de iniciar as tratativas para a elaboração do Código do Bem Estar Animal de Suzano. “As regras definidas pelo Código irão abordar, de forma detalhada, como ocorrerá a proteção dos animais do município, não somente os cães e os gatos, mas também os de grande porte, como cavalos e vacas”, explicou Lisandro.

O Código determinará quais deverão ser as condições adotadas pelo dono para manter um animal em casa, e, no caso dos de grande porte, as normas para usá-los como transporte. “O envolvimento de diversas áreas, como a pasta de Meio Ambiente, é fundamental para que o código seja eficaz e não apenas um conjunto de regras. Os protetores e a sociedade também serão ouvidos e contribuirão diretamente, por isso, organizarei uma audiência pública assim que o projeto começar a andar”, adiantou o parlamentar. “Quero agradecer toda a pasta de Meio Ambiente que já possuía uma minuta do projeto e enriqueceu ainda mais o debate a clareou as nossas ideias”, salientou Lisandro.

0 visualização0 comentário
bottom of page