top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Lisandro solicita que Carreta da Mamografia fique por mais tempo em Suzano

Para que o programa permaneça por mais tempo em Suzano, o vereador conta com o apoio do deputado estadual Estevam Galvão

O vereador suzanense Lisandro Frederico solicitou que a Carreta da Mamografia, que faz parte do Programa “Mulheres de Peito”, do governo do Estado de São Paulo, fique por mais tempo em Suzano. O veículo oferece gratuitamente exames para o diagnóstico precoce para o câncer de mama em mulheres. A unidade móvel está instalada no Largo da Feira (rua Benjamin Constant, 1.930), na região central da cidade, e a previsão inicial é que ela permaneça na cidade até 9 de setembro.

De acordo com o vereador, a procura pelo serviço tem sido muito grande. “As mulheres estão encontrando dificuldades em fazer os exames, devido à alta procura”, afirmou.

Para que o programa permaneça por mais tempo em Suzano, o vereador conta com o apoio do deputado estadual Estevam Galvão. “Apresentei para ele a ideia de ampliar o período do serviço aqui na cidade e ele afirmou que não medirá esforços para que esta ampliação seja aprovada pelo governo estadual”, disse.

“Também me reuni com o secretário municipal de Saúde (Luis Claudio Rocha Guillaumon), que confirmou que a demanda, de fato, está muito grande e que seria importante a prorrogação do prazo”, revelou Lisandro.

Outra medida sugerida por Guillaumon ao vereador foi a possibilidade de limitar o atendimento apenas às moradoras de Suzano. Ambas as demandas serão levadas pelo deputado Estevam Galvão ao governo estadual.

“A união dos esforços é fundamental para que consigamos trazer benefícios às suzanenses e, desta vez, eu, o deputado Estevam e o secretário Guillaumon nos juntamos para ampliar o acesso das mulheres da cidade a um serviço que pode salvar muitas vidas”, destacou o vereador.

ATENDIMENTO

Mulheres com idade entre 35 e 49 anos devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identidade, como Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de pedido médico da rede municipal. Já as mulheres com idade acima de 50 anos devem apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento pessoal, não sendo obrigatória a apresentação de guia/encaminhamento. O resultado do exame é divulgado em até dez dias e precisa ser retirado na Unidade Básica de Saúde (UBSs) onde a paciente está cadastro.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas – exceto feriados. Durante a semana são distribuídas 50 senhas por dia, com atendimento por ordem de chegada. Não é possível retirar senha para usar em outras datas. Já aos sábados, o número de senha é de 25. A expectativa inicial, sem a prorrogação, é que pouco mais de 1,1 mil exames sejam realizados. As unidades móveis de mamografia do Governo do Estado contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em Radiologia, profissionais de Enfermagem, funcionários administrativos e um médico especializado em Ultrassonografia.

0 visualização0 comentário
bottom of page