top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Lisandro vai cobrar Procon para fiscalizar abuso no preço do álcool em gel e das máscaras de proteçã


O vereador Lisandro Frederico vai notificar o Procon de Suzano para que o órgão fiscalize os preços de álcool em gel e das máscaras de proteção na cidade.

O crescimento no número de infectados pelo coronavírus ao Brasil tem ocasionado abusos e sobrepreços dos produtos.

Com a confirmação de um caso de covid-19 em Ferraz de Vasconcelos, além de outros suspeitos na região, o aumento na procura por artigos como álcool em gel e máscaras de proteção deve disparar.

O aumento na procura tem ocasionado a falta do produto em diversas farmácias da cidade. As empresas fabricantes estão com maiores dificuldades para a entrega e a procura não para de crescer.

Segundo o site JáCotei, que compara preços em sites brasileiros, um frasco de álcool em gel de marca popular subiu de R$ 16,06 em 27 de fevereiro para R$ 41,99 em 4 de março deste ano. Um aumento de 161% em menos de uma semana.

“Na França, depois que o aumento atingiu o pico de 700%, o Governo decidiu tabelar o preço dos produtos. No Brasil, o Governo não precisará se intrometer nisso se o comerciante tiver compreensão do momento que vivemos” disse.

“Não é hora de preços abusivos. O produto precisa ser justo e estar acessível a todas as camadas sociais” defende Lisandro.

O aumento não justificado no preço de produtos e serviços pode ser considerado pratica abusiva do comércio, conforme art. 39 inciso X do Código de Defesa do Consumidor.

“O Procon pode fiscalizar o valor praticado nos produtos em um intervalo de tempo e solicitar aos comerciantes explicações que justifiquem o aumento” explica Lisandro.

Na próxima semana, o vereador vai oficializar o pedido de fiscalização junto ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e a diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice, para que intensifiquem a fiscalização e a conscientização nos comércios de Suzano.

Ele também vai pedir para que o Procon apure se a quantidade disponível para venda está sendo fracionada a fim de permitir que todos tenham acesso aos produtos – evitando estoques desnecessários.

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

Na última semana, o vereador consultou a população para confirmar se os dispensers de álcool em gel nas unidades de saúde estão preenchidos.

Lisandro também vai questionar a Prefeitura de Suzano sobre o estoque do produto para os próximos meses.

“Vamos solicitar que a Prefeitura ofereça mascaras de proteção aos pacientes das unidades de saúde, afirmou Lisandro.

0 visualização0 comentário
bottom of page