top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Mil animais castrados: projeto do vereador Lisandro “é um marco na história”, diz prefei

Suzano realizou neste sábado (26) mais uma edição da campanha de castração gratuita de cães e gatos. Ao todo já são mil animais esterelizados, o que contribui com a saúde dos pets e impede a reprodução indesejada destes animais.

Autor do projeto que encaminha recursos financeiros para que a Prefeitura realize as campanhas, o vereador Lisandro Frederico (PSD) comemorou. “Não foi fácil conquistar esse resultado. Tivemos que enfrentar a Prefeitura, que tem colocado a causa animal em segundo plano. Conseguimos alcançar este número expressivo depois que destinei cerca de R$ 160 mil da minha emenda impositiva para que a Prefeitura cumprisse o seu dever”, contou.

Lisandro lembra que, em 2017, a Prefeitura se recusou a cumprir o orçamento destinado às ações da Causa Animal e, por isso, precisou procurar o Ministério Público. “O MP de Suzano acionou o Executivo e propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que poderia gerar multas caso a Prefeitura não cumprisse as leis que beneficiariam a Causa Animal”, lembrou Lisandro.

Com a cobrança do MP, somado aos recursos encaminhados por meio da emenda do vereador, a Prefeitura decidiu contratar uma empresa e deu início aos mutirões de esterelização de animais. “A primeira edição do mutirão ocorreu no mês de setembro e até agora já foram castrados mil animais”, detalhou o vereador.

Em suas redes sociais, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) também comemorou o sucesso do projeto do vereador Lisandro. “Estou aqui no Max Feffer para divulgar um fato histórico. Completamos mil castrações de cães e gatos, esse número é um marco na história da cidade” disse o prefeito.

No vídeo, o chefe do Executivo também diz que irá inaugurar um Parque para Pets, dentro do Parque Max Feffer.

Durante a campanha a prefeito, Ashiuchi assinou um termo de compromisso elaborado por Lisandro, em conjunto com defensores de animais, se comprometendo com a concretização de projetos voltados aos cuidados dos animais.

No entanto, nos dois primeiros anos de mandato, o prefeito se recusou a destinar recursos necessários à Causa Animal. Além disso, vetou dois projetos de autoria do vereador, destinado a proteção aos animais. Um dos projetos aumentaria a multa para quem praticasse o abandono de animais. Os dois projetos não gerariam nenhum gasto aos cofres públicos.

O prefeito também foi procurado pelo vereador Lisandro para resolver mais de 50 eutanasias de cães e gatos que estavam sendo praticadas de forma irregular pela Prefeitura. A princípio, Rodrigo se recusou a fornecer cópia dos documentos de eutanasia, que só foram apresentados após o vereador conquistar uma liminar na Justiça.

Além de confirmar as eutanásias irregulares, o prefeito afirmou em documento que o corpo de um dos animais fora “incinerado”, e, portanto, o vereador não poderia dar continuidade a fiscalização das eutanásias.

“Já que o prefeito dá a entender que começou, mesmo que de forma tardia, a compreender que a causa animal deve ser uma prioridade, que pare de vetar projetos que garantam os direitos dos animais”, destacou Lisandro.

Fotos: Rodrigo Ashiuchi / Internet

0 visualização0 comentário
bottom of page