top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Prefeito de Suzano ignora Causa Animal e não destina recursos para a manutenção de programas


O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, negou investir recursos na proteção dos animais de Suzano. Neste quarto ano de mandato, o prefeito mantém o orçamento da cidade sem dedicar recursos para manutenção de serviços que garantem a proteção e o bem estar dos animais.

Segundo o vereador Lisandro Frederico (Avante), todos os serviços mantidos para proteção dos animais em Suzano são realizados por meio de emendas enviadas por vereadores ou deputados. Na grande maioria dos casos, as ações foram realizadas com emendas do próprio Lisandro ou, então, sendo ele o solicitante dos recursos.

“Temos em Suzano o atendimento veterinário gratuito, a campanha de castração e a microchipagem dos animais. Projetos que somente se iniciaram porque eu encaminhei recursos para financiá-los”, lamentou o vereador.

Em 2017, Lisandro lembra que se reuniu com protetores e simpatizantes dos animais para reivindicar recursos e, assim, incluir programas para a Causa Animal no Plano Plurianual (PPA) de Suzano. “Nós fizemos abaixo-assinado, participamos de reuniões e depois enviamos todo o conteúdo ao prefeito de Suzano que, simplesmente, ignorou os pedidos”, disse.

No ano de 2016, durante o período eleitoral, Ashiuchi chegou a assinar um termo de compromisso com representantes da causa dos animais na cidade. Apesar disso, ele não cumpriu e ignorou as promessas.

“Depois de assumir, o prefeito além de não cumprir os compromissos, retrocedeu com os investimentos que nós havíamos conquistado com a gestão anterior. No canil municipal havia a expectativa de uma grande reforma e ampliação estimada em R$ 700 mil reais. O atual prefeito não deu continuidade ao projeto e começou uma nova reforma, pela metade do valor. Já se passaram três anos e a obra ainda não acabou”, critica Lisandro.

DESVIANDO DOS OBSTÁCULOS

Apesar da dificuldade com o orçamento e das constantes negativas do prefeito, o vereador Lisandro conseguiu avançar com os projetos voltados para a Causa Animal. Ele cobrou do Ministério Público de Suzano a falta de políticas públicas para proteção dos animais na cidade, o que desencadeou cobranças do MP junto a Prefeitura.

Em paralelo, Lisandro encaminhou recursos por meio de emendas impositivas para a realização de programas como castração, microchipagem e atendimento veterinário. Ele também conquistou mais recursos com os deputados estaduais Alencar Santana, Estevam Galvão e Rodrigo Gambale.

Lisandro também conquistou um castramóvel para a cidade de Suzano por meio de recursos enviados pelo deputado federal Ricardo Izar.

0 visualização0 comentário
bottom of page