top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Prefeitura de Suzano manipula gráfico para esconder gravidade da Covid-19 em Suzano

A Prefeitura de Suzano divulgou nesta quarta-feira (10) um novo gráfico sobre a evolução dos casos de coronavírus em Suzano. O gráfico apresenta linhas que indicam a desaceleração do do crescimento de casos de Covid-19 em Suzano, no entanto, houve uma manipulação da tabela para que se chegasse a esse resultado.

A manipulação ocorreu no intervalo de períodos demonstrados no gráfico. É imprescindível que a comparação de casos por período ocorra em intervalos iguais, caso contrário as linhas poderão apresentar inclinações que divergem da realidade, no entanto, a Prefeitura usa intervalos de dias diferentes para influenciar na curva demonstrada no gráfico. Vejamos:

A manipulação feita pela Prefeitura pode ter enganado algumas pessoas, mas não passou despercebido pelo internauta Caio Vinícius. “Vou refazer um comentário do post anterior que vocês apagaram. O gráfico está com uma escala errada nas datas gerando uma distorção relevante” escreveu Caio sobre o gráfico.

“Um período de 20 dias está com o mesmo espaçamento que um período de 7 dias. Com esse erro no gráfico, fica a impressão que o período entre 9 e 27 de Maio parece o pior [período], mas se o gráfico estivesse correto [com intervalos de dias padronizados] veríamos um crescimento muito maior na última semana. O momento atual é o pior até agora e é importante que vocês mostrem isso corretamente para população” criticou.

O gabinete do vereador Lisandro Frederico (Avante) tem acompanhado diariamente os números do Covid-19 em Suzano, inclusive realizando comparativos para demonstrar a realidade sobre os números em Suzano.

O gabinete do vereador refez o mesmo gráfico, corrigindo as manipulações e constatou que a maior inclinação e pico da doença acontece exatamente nesta semana. Isso pode ser concluído através de vários pontos de vista, desde que se use uma padronização nos períodos.

Veja o gráfico apresentado pela Prefeitura, com intervalos despadronizado, que demonstra que o período de 9 à 27 de maio teve a maior curva de crescimento:

Veja agora o gráfico utilizando um intervalo padrão, de 10 em 10 dias, que demonstra que estamos vivendo o momento de maior inclinação na curva de casos confirmados:

Para se concluir o momento de maior inclinação na curva de casos confirmados, também podemos observar o gráfico diário de casos:

Comparando-se os gráficos acima, pode-se concluir que o gráfico apresentado pela Prefeitura demonstra que a pior inclinação na curva de casos confirmados de Covid-19 na cidade ocorreu no mês de maior, o que não é verdade. Ao corrigir os períodos é possível perceber, que na verdade, a maior e mais grave inclinação nos casos de Covid-19 acontece exatamente nesta semana.

A manipulação dos dados por parte da Prefeitura acontece na mesma semana em que o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anuncia a flexibilização da quarentena que permitirá a abertura de novos segmentos do comércio. Nesta quinta-feira (11) o novo relatório da Prefeitura aponta número recorde de mortos na cidade de Suzano.

TRANSPARÊNCIA

Irregularidades nas ações de combate ao Covid-19 em Suzano tem sido recorrentes. São pacientes que não conseguem atendimento, contratos suspeitos firmados sem licitação e falta de transparência na gestão dos recursos.

Por diversas vezes, o vereador Lisandro Frederico (Avante), que tem como uma de suas prerrogativas a fiscalização das ações da Prefeitura, foi impedido a ter acesso a documentos públicos da Administração.

Durante audiências públicas da Secretaria de Saúde na Câmara Municipal, a falta de transparência se mantém. Na duas últimas audiências, o secretário de Saúde, o médico Luís Cláudio da Rocha Guillaumon, se negou a prestar informações sobre a pasta que comanda na cidade.

Até mesmo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, chegou a responder questionamentos oficiais da Câmara com informações falsas, impedindo a fiscalização do parlamentar.

0 visualização0 comentário
bottom of page