top of page
  • Autor

Prefeitura lança cartilha que ajuda a enfrentar o luto na pandemia

Através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a Prefeitura Municipal de Suzano lançou uma cartilha virtual que ajuda o cidadão a enfrentar o luto na pandemia. O material está disponível na site oficial da Prefeitura e busca dar conforto as mais de 200 mil famílias enlutadas no Brasil.


Segundo os indicadores de pesquisa realizada em parceria pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), comportamentos e sentimentos relacionados ao quadro depressivo cresceram durante a pandemia.


“Das pessoas entrevistadas, 40,4% disseram ter sentimentos de tristeza ou depressão, e 52,6% afirmaram experimentar sentimentos de nervosismo ou ansiedade, muitas vezes ou sempre. O maior impacto na saúde mental ocorreu nos adultos jovens, nas mulheres e nas pessoas com antecedente de depressão”, informa Marilisa Barros, coordenadora da pesquisa.


Foi pensando nisso que a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) disponibilizou a cartilha que pretende ajudar o suzanense enlutado. O conteúdo divide em 14 páginas tópicos relacionados aos rituais de despedida, ao comunicado para crianças, ao processo de luto, entre outros. Ao final, o leitor recebe orientações de como buscar auxílio psicossocial.


Para acessar a cartilha, clique aqui.



53 visualizações0 comentário
bottom of page