top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Suzano ganha um castramóvel

Unidade chegará ao município por meio de uma iniciativa do deputado federal Ricardo Izar, que atendeu a um pedido do vereador Lisandro Frederico

Suzano ganhou uma unidade do castramóvel, veículo totalmente adaptado para a realização, de forma itinerante, de cirurgias de castração em cães e gatos. Totalmente equipado, ele é uma clínica veterinária móvel e conta com recepção, triagem, consultório, sala de cirurgia e de pós-operatório. A unidade chegará ao município por meio de uma iniciativa do deputado federal Ricardo Izar, que atendeu a um pedido do vereador Lisandro Frederico. Em 2012, o deputado apresentou uma emenda ao orçamento da União para a concessão de cinco mil castramóveis, em todo o País. Em julho de 2017, a emenda, finalmente, foi aprovada. As primeiras unidades começaram a ser encaminhadas aos municípios no começo deste ano. Suzano, por meio da articulação de Lisandro com Izar, ambos defensores dos direitos dos animais, foi beneficiada logo nos primeiros grupos de cidades contempladas.

O recurso destinado à compra do castramóvel e dos equipamentos necessários, no valor de R$ 120 mil, terá como origem o Fundo Nacional de Saúde (órgão vinculado ao Ministério da Saúde), o que reforça que projetos voltados à causa animal estão diretamente ligados à saúde pública.

“O recurso federal para Suzano comprar o castramóvel e os equipamentos já está liberado, basta agora a Prefeitura encaminhar a documentação exigida pelo Ministério da Saúde e, em seguida, abrir a licitação para a aquisição do veículo. A operação poderá ser de responsabilidade dos veterinários da própria administração municipal”, descreveu Lisandro.

De acordo com o vereador, caso a Prefeitura tenha agilidade, o veículo pode chegar à cidade em abril. “Tudo agora depende da boa vontade da administração municipal e do quanto ela tem conhecimento e entendimento que o controle da população animal é importante para o município e para a população”.

Segundo a assessoria do deputado Izar, as datas previstas, no ano passado, não foram honradas pela Prefeitura de Suzano, que não fez o cadastro exigido, apesar da portaria já publicada. Ela está em falta neste quesito e, assim, não conseguirá, neste momento, abrir a licitação e dar andamento as demais etapas. 

Ainda de acordo com a assessoria do parlamentar, Izar cumpriu sua parte do combinado, porém, a administração municipal ainda não realizou o cadastro como deveria. 

O castramóvel fará com que a cidade volte a ter castrações gratuitas, após quase seis anos. “Ele permitirá, entre outras atividades, que áreas mais afastadas do Centro recebam programas de castração e conscientização da posse responsável”, destacou.

“Esta é mais uma conquista dos suzanenses”, afirmou Lisandro. “A cidade não tem nenhum centro cirúrgico público voltado aos animais e o castramóvel possibilitará que os cães e gatos sejam castrados, o que diminuirá os casos de abandono e de maus-tratos”, informou Lisandro.

EMENDAS

A chegada do veículo a Suzano é mais uma ação que deve fazer com que a população volte a ter um programa de castração gratuita. Ela soma-se aos R$ 160 mil da emenda impositiva encaminhada por Lisandro para a contração do serviço de castração. Com o valor, cerca de 2,5 mil cirurgias poderão ser realizadas. 

A castração de animais é uma das principais projetos de Lisandro. “O serviço é fundamental para reduzir a superpopulação de animais nas ruas” defende.

Além do recurso destinado pelo vereador, o município foi beneficiado com a emenda do deputado estadual Estevam Galvão, anexa ao Orçamento Estadual para 2018, que garante recursos para o programa de castração de cães e gatos nos municípios paulistas. A partir da emenda, os recursos provenientes do Estado poderão ser utilizados pelas Prefeituras para realização de campanhas de castração de animais, além da implantação do microchip. 

1 visualização0 comentário
bottom of page