• lisandrofrederico

Suzano terá campanha de castração de animais


Suzano realizará ainda neste ano, uma campanha de castração de animais. Este foi um dos principais resultados da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Secretaria de Saúde, que contou com a presença do vereador Lisandro Frederico (PSD), o Lisandro da ONG PAS, e dos secretários municipais da Saúde, Cláudio Guillaumon, e do Meio Ambiente, Carlos Watanabe. O encontrou atendeu a um pedido feito pelo parlamentar.

“Esta reunião foi imprescindível para, finalmente, definir quem seria o responsável pelos animais da cidade”, afirmou o vereador. Diante do questionamento, também feito durante as sessões na Câmara Municipal, os secretários apresentaram as dificuldades em atuar nesta questão. “Compreendemos a situação difícil para o município e o momento de transição, mas a questão da causa animal, o que inclui a castração, precisa estar na lista de prioridades”, afirmou.

Após as cobrança de Lisandro, foi definido que a Secretaria de Saúde dará prosseguimento às campanhas de castração que, inclusive, já conta com verbas previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada no ano passado, cujo valor destinado é de R$ 40 mil.

“Para os próximos anos serão realizados novos estudos de capacidade financeira e estrutural da Secretaria de Meio Ambiente. O que não poderia continuar ocorrendo é que a burocracia retardasse as campanhas de castração. Esta é uma questão de saúde pública, uma vez que animais de rua são vetores de doenças zoonóticas”, alertou Lisandro.

A secretaria de Meio Ambiente cuidará do que diz respeito ao bem estar animal na cidade. De imediato, campanhas de conscientização e fiscalização da posse responsável e sobre os casos de maus tratos serão realizadas. “Em paralelo, minha equipe continuará desenvolvendo o Código de Bem Estar Animal de Suzano. A ideia é tornar o processo de posse dos animais mais rigoroso e impedir que os animais sejam vítimas da negligência humana”, adiantou o vereador.

Por fim, durante a reunião, o secretário de Saúde afirmou que dará início às obras de adequação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a fim de oferecer uma melhor estrutura para o atendimento dos animais enfermos em situação de abandono. Posteriormente, o espaço do CCZ irá abrigar a Secretaria de Meio Ambiente. “O novo CCZ se tornará um equipamento público de bem estar animal, com toda a infraestrutura necessária para realizar desde o resgate do animal de rua, tratamento e, após ele estar apto, o encaminhamento às campanhas de adoção. O compromisso foi firmado e vamos continuar cobrando para garantir a aceleração das obras”, disse Lisandro.

1 visualização0 comentário