top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Vereadores de Suzano aprovam lei que regulamenta o abate comercial de animais exóticos. Lisandro vot

Com voto contrário do vereador Lisandro Frederico, a Câmara de Suzano aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (27/10), um projeto de lei que regulamenta o abate de animais exóticos no município.

A proposta de autoria da vereadora Gerice Lione foi protocolada no mesmo dia da votação em plenário, em regime de urgência, ou seja, não houve tempo para discussão nas comissões pertinentes ligadas ao assunto, e nem mesmo com população ou com especialistas da área.

O projeto tem como foco principal a regulamentação do serviço de inspeção sanitária em estabelecimentos de produção que utilizem ingredientes de origem animal, mas aparentemente, por falta de atenção da autora e pela ausência de discussão, a legislação contém trechos que tratam sobre a regularização do abate de animais exóticos, aqueles que não fazem parte da fauna local.

Suzano, caso a lei seja sancionada, poderá se tornar uma cidade que autoriza o abate comercial de tartaruga, jacaré, caititu, teiú, capivara, ema, e avestruz, por exemplo. Um segmento comercial muito restrito no Brasil, mas que pode ser intensificado em Suzano.

“Eu acho importante a regulamentação dos serviços de inspeção sanitária, mas estou surpreso com o que vi acontecer na Câmara”, lamentou Lisandro. “Além do projeto prever este absurdo, ele foi votado em regime de urgência, totalmente fora do regimento interno e sem uma análise aprofundada”, ressaltou.

Lisandro destaca que o projeto apresentado por Gerice é uma cópia de textos que estão disponíveis na Internet e que tramitam em outras cidades. “Eu mesmo pesquisei e encontrei exatamente o mesmo texto, que pode até mesmo estar alinhado a realidade de outros municípios, mas isso não é o caso de Suzano”, disse. “A vereadora, que, inclusive, é presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal, nem mesmo leu o projeto que apresentou, por isso, propôs um projeto de lei que conta com um artigo tão esdrúxulo e aterrorizante como esse”, afirmou o vereador.

“Vou lutar contra esta liberação de abate de animais exóticos e ir a todas as instâncias e esferas que forem necessárias. Suzano precisa respeitar os animais”, disse.

0 visualização0 comentário
bottom of page