LISANDRO FREDERICO
34 anos, solteiro, sem filhos, natural de Suzano
Formação: Formado em Comunicação e estudante de Direito.
Resumo
Foi o mais jovem parlamentar da Câmara de Vereadores de Suzano no mandato 2017-2020. Eleito com 2.091 votos, lhe rendeu o título de vereador mais bem votado da nova safra de parlamentares e terceiro mais votado da cidade naquela eleição.
Antes da Política, Lisandro já era conhecido na região por atuar voluntariamente em ações sociais, principalmente na defesa do direito dos animais. Em 2013 ele foi um dos fundadores da ONG PAS - Projeto Adote Suzano.
Durante o mandato como vereador Lisandro cumpriu suas principais propostas de campanha, voltada a proteção dos animais. No entanto, ganhou destaque regional por lutar por melhorias na saúde pública, na assistência social, e principalmente, por enfrentar o sistema político tradicional, trazendo mais transparência e combate a corrupção. Sua postura combativa lhe rendeu 4 tentativas de cassação na Câmara de Suzano. Nenhuma prosperou.
História e Família
Nasceu em Suzano. É o segundo filho da costureira Yvone dos Santos Taboada Frederico e do saudoso comerciante Oswaldo de Jesus Frederico. A família se completa com seu irmão mais velho, Leandro Frederico.
Formação
É formado em Comunicação pela Universidade Braz Cubas e também cursou Gestão de Qualidade na Universidade Mogi das Cruzes. Lisandro está se graduando em Direito pela Faculdade Piaget, em Suzano. Durante a infância, se diplomou no ensino fundamental na Escola Estadual Antonio Rodrigues de Almeida (Cruzeirinho) e, depois, seguiu para o ensino médio em outra escola estadual, dessa vez o E.E. Professor Raul Brasil.
Carreira Profissional
Lisandro iniciou sua carreira profissional aos 11 anos por iniciativa própria em empresa familiar, mas foi aos 18 anos que ingressou em uma multinacional do ramo bancário e dedicou sua carreira a gestão de projetos e coordenação de equipes. Ele foi certificado PDCA, YellowBelt em Six Sigma, COPC, Coaching e realizou diversos cursos de liderança.
Política
Apesar de nunca ter mostrado pretensões políticas, seu expressivo trabalho social lhe rendeu convites de partidos políticos para uma candidatura de vereador na cidade de Suzano. Seu descontentamento com a política sempre lhe manteve afastado deste meio, mas sem perceber, o trabalho social lhe exigia entender e praticar a política.
Transparência
Lisandro defende a transparência nos gastos públicos. Ao longo do mandato realizou audiências públicas para discussão de projetos e cobra da Prefeitura da Câmara de Vereadores uma postura transparente tanto no gasto do dinheiro público quanto no desenvolvimento de projetos que alterem o cotidiano dos cidadãos
Fiscalização do Poder Público
Outro traço marcante do perfil de Lisandro é a fiscalização dos atos do prefeito e dos secretários municipais. Postura elogiada pela população, mas que tem gerado uma severa perseguição política, a ponto de tentarem cassar o mandato, porém, após a apresentação da sua defesa desmascarou a perseguição e mostrou as inúmeras irregularidades, assim, a denúncia foi arquivada.
Ações Sociais
Desde criança é envolvido em projetos sociais, principalmente em orfanatos e abrigos de animais. Lisandro contribuiu com a fundação da ONG PAS (Projeto Adote Suzano). Por meio da equipe de voluntários contribuiu com toda região do Alto Tietê, desenvolvendo diversos projetos de proteção aos animais.
Conquistas para a Causa Animal
Ao longo do seu mandato Lisandro cumpriu todas as suas principais propostas de campanha. Ele é o responsável por Suzano ter, pela primeira vez na história, o atendimento veterinário gratuito. Centenas de animais, de famílias carentes de Suzano, tem agora um serviço público veterinário. Outra importante conquista para a população foi o retorno da Campanha de Castração Animal e a microchipagem de cães e gatos. A reforma do canil municipal, a criação de um canal para denúncia de maus-tratos animais são projetos concretizados por Lisandro.
Hoje
Lisandro atua como assessor parlamentar do deputado estadual Rodrigo Gambale (Podemos), com quem já mantinha relações antes do mandato. A parceria é fruto do trabalho social desenvolvido por ambos antes que ocupassem seus mandatos.