top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Ex-secretária de Saúde, Célia Bortoletto fala sobre unidade dois da Santa Casa e os desafios do SUS


A ex-secretária de Saúde, Célia Bortoletto, participou de uma live com o vereador Lisandro Frederico (Avante) nesta terça-feira (21/02). Ela defendeu o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e citou os problemas que o Brasil enfrenta no combate à pandemia.

“O SUS é a maior política pública do Brasil. É um sistema integral, de acesso a todos. Ele trata desde a unha encravada até um transplante”, comentou.

“Um país de dimensões continentais e mais de 210 milhões de habitantes que enfrenta inúmeras dificuldades em garantir que o sistema funcione sem problemas. Isso se agravou com a Emenda Constitucional Nº 95 que congelou os gastos com Saúde no país”, avaliou Célia.

Questionada sobre a condição do Brasil frente a outros países no combate a pandemia, Célia defendeu investimentos e a defesa do SUS. “O Brasil só perde para dois países em números de UTIs. Com gestão e com recursos, o SUS é a ferramenta mais eficaz de combate a essa crise”, defendeu.

A ex-secretária citou a tensão vivida em outros países que não possuem um sistema de Saúde como o nosso. “Eu vejo outros países onde já tem gente morrendo em casa e sem atendimento. O paciente não tem coragem de procurar o sistema de Saúde, porque sabe que cedo ou tarde vai ter que pagar por aquilo”, comentou.

Durante a entrevista, Célia também relembrou sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano. O vereador questionou as polêmicas que envolvem a antiga unidade dois da Santa Casa de Suzano e a ex-secretária explicou o funcionamento do projeto. “A segunda unidade da Santa Casa ajudou muito a cidade. Era um hospital privado, mas tinha um percentual de vagas de UTI destinado ao SUS. O dinheiro que entrava por meio dos planos de Saúde permitia que fosse feita uma gestão ampla com as duas unidades hospitalares do município”, destacou.

“Foram os recursos trazidos pela Santa Casa II que garantiram a criação dos leitos de UTI neonatal na unidade pública da Santa Casa e a redução da mortalidade infantil na cidade”, defendeu Célia.

A integra da conversa pode ser assistida no link: https://www.facebook.com/lisandro.frederico/videos/187404178894585/

4 visualizações0 comentário
bottom of page