top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Suzano teria alugado UTIs em Franco da Rocha para atender pacientes de Covid; Prefeitura se nega res

Uma denúncia feita por pessoas ligadas a Secretaria de Saúde de Suzano informa que a Prefeitura alugou leitos de UTI no Hospital Previna, na cidade de Franco da Rocha, a 80 quilômetros de Suzano. De acordo com sistemas de navegação, o tempo estimado de deslocamento entre as cidades é de 1 hora e meia, desde que não haja trânsito.

A informação sobre o aluguel dos leitos surgiram depois que o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, passou a ser alvo críticas da população devido os problemas recorrentes com atendimento aos pacientes do Covid-19 na cidade.

O vereador Lisandro Frederico (Avante) tem cobrado a falta de estrutura na cidade. Desde 2019 ele cobra a falta de leitos de UTI em uma cidade com 300 mil habitantes. Foi ele quem denunciou abusos na Santa Casa de Suzano, quando a Prefeitura insistiu para realizar a troca de empresas privadas de UTI sem o devido procedimento licitatório.

Em março de 2020 o vereador encaminhou ao prefeito pedidos para a criação de leitos de UTI durante a pandemia, mas o prefeito ignorou os pedidos. Hoje, com o crescimento das pessoas contaminadas na cidade, começaram a surgir os relatos de pacientes em estado grave que não podem ser atendidos na estrutura do Hospital de Campanha de Suzano, e por isso, ficam esperando por auxílio dos leitos de UTI oferecidos pelo Governo do Estado – quando vem.

Desde o início da pandemia do Covid-19 a Prefeitura de Suzano já firmou mais de R$ 10 milhões em contratos com empresas sem licitação. No Hospital de Campanha montado na Arena Max Feffer fotos publicadas pela Prefeitura mostram adesivos identificando leitos como sendo UTI, no entanto, não existe UTI no local.

“Graças a falta de transparência da Prefeitura eu tenho divulgado para a população a crise que estamos vivendo. Acredito que a contratação de leitos de UTI seja consequência das cobranças que estamos fazendo, mas eles precisam explicar onde esses leitos estão” destaca Lisandro.

Especialistas do ramo de Saúde que conversaram com  o vereador apostam que o aluguel de leitos de UTI foi realizado para que a Prefeitura de Suzano consiga antecipar a flexibilização do isolamento.

Na última semana, autoridades médicas do Governo do Estado de São classificaram Suzano com alerta vermelho de contaminação. A classificação é feita pela baixa taxa de isolamento e a falta de leitos de UTI. O aluguel dos leitos pode ter ocorrido para justificar ao Governo do Estado um número que permita a antecipação da flexibilização.

Desde que o vereador iniciou as cobranças sobre a estrutura de combate ao Covid-19 na cidade, a Prefeitura tem escondido informações, ao mesmo tempo que afirma haver leitos de UTI alugados com hospitais privados.

Procurada para esclarecer o caso exposto nesta matéria, a Prefeitura de Suzano não respondeu os questionamentos. O vereador Lisandro Frederico (Avante) também aproveitou a audiência pública da Secretaria de Saúde na Câmara Municipal para questionar sobre o assunto, mas o secretário Luís Cláudio da Rocha Guillaumon se negou a prestar informações.

Em contato com o atendimento do Hospital Previna, a entidade apenas informou que “o atendimento ao Covid-19 é realizado na unidade de Franco da Rocha”, mas não confirmaram se estavam recebendo pacientes de Suzano.

A transparência com os gastos públicos e ações de combate à Covid-19 em Suzano tem sido ignorada pela Prefeitura. Por diversas vezes, o vereador Lisandro Frederico (Avante), que tem como uma de suas prerrogativas a fiscalização das ações da Prefeitura, foi impedido a ter acesso a documentos públicos da Administração.

Até mesmo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, chegou a responder questionamentos oficiais da Câmara com informações falsas, impedindo a fiscalização do vereador.

0 visualização0 comentário
bottom of page