top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Vereadores se unem e impedem transparência dos R$ 10 milhões gastos em publicidade

A Câmara de Suzano rejeitou na sessão da última quarta-feira (29) um Requerimento de Informações que pedia ao prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) a prestação de contas dos mais de R$ 10 milhões de dinheiro público gastos com agência de publicidade. Grande parte desse dinheiro foi direcionados para jornais e páginas de internet que fazem apoio ao atual prefeito.

O requerimento de autoria do vereador Lisandro Frederico (Avante) pedia que a Prefeitura de Suzano apresentasse documentos demonstrando quais veículos de comunicação estão sendo beneficiados com dinheiro público na cidade. Segundo o vereador, a Prefeitura de Suzano tem descumprido a legislação ao gastar dinheiro público sem a devida prestação de contas no Portal da Transparência. “Suzano atingiu números recordes de endividamento, mas a Prefeitura insiste em gastar dinheiro público com publicidade. Essa é a forma que o Governo encontrou de fazer jornais manterem silêncio diante dos escândalos que envolvem a Administração” disse o vereador.

Durante seu discurso na Tribuna, Lisandro mostrou um jornal impresso que traz na última página anúncios pagos pela Prefeitura, enquanto a capa do mesmo jornal traz imagens e elogios ao prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. “Na minha avaliação isso é um verdadeiro abuso do Poder Econômico em tempos de eleição. Já não basta terem criado a maior dívida da história da cidade, agora querem manipular a imprensa sem prestar contas desse dinheiro” reclamou o vereador.

Lisandro também criticou a postura dos vereadores que rejeitaram o requerimento de informações. “É muito estranho ver os senhores rejeitando esse pedido sem ao menos justificar porque vocês são contra a transparência. Eu não vou desistir de defender o que é direito do povo” criticou.

PRESENÇAS SUSPEITAS Na noite em que a Câmara de Suzano ajudou o prefeito Rodrigo Ashiuchi a se livrar de prestar constas do dinheiro público, algumas presenças chamaram atenção no plenário da Câmara de Vereadores. Ao menos três pessoas ligadas ao prefeito se fizeram presentes na Câmara durante a sessão ordinária. Alguns deles percorreram pelas salas de reuniões e corredores destinados a uso dos vereadores. José Renato da Silva, vice-presidente estadual do partido de Ashiuchi, Alex Santos assessor do prefeito e seu chefe de gabinete Afrânio Evaristo marcaram presença sobre os vereadores.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA O site da Câmara de Suzano não permite identificar quais foram os vereadores que votaram contra o pedido de transparência. A Diretoria Legislativa da Câmara também foi procurada nesta sexta-feira, mas informou não ter os votos nominais dos vereadores disponíveis.

0 visualização0 comentário
bottom of page