top of page
  • Foto do escritorlisandrofrederico

Órgão de combate aos maus-tratos atendeu quase mil ocorrências

Atualizado: 16 de jan. de 2021


“Me lembro como era mais difícil quando nós defensores dos animais fazíamos sozinhos a fiscalização de maus-tratos, sem qualquer apoio dos órgãos públicos” lembrou Lisandro.

Segundo o chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, o serviço de fiscalização de casos de maus-tratos no município já atendeu mais de 980 ocorrências desde a criação do departamento, que ocorreu no ano de 2017.


“Nunca vamos melhorar a vida dos animais se não houver uma ampla fiscalização das leis de proteção. Eles não falam, não podem reclamar, então é imprescindível que o município ofereça formas de atuar nas denuncias que são recebidas” destacou Lisandro.

De acordo com o site da Prefeitura, para cada vistoria é elaborado um relatório fotográfico acompanhado de informações sobre a situação do local e do animal. Dependendo da gravidade da situação, a Prefeitura envia uma nova equipe composta por membros da Zoonoses e um veterinário. Caso seja constatado os maus-tratos é feita a a lavratura de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, já que maus-tratos aos animais é um crime ambiental.



Depois de criar o departamento, Lisandro reconheceu a necessidade de oferecer melhores recursos para atuação da equipe de bem estar animal. Em 2017, através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil o vereador também garantiu um veículo apropriado e destinado a fiscalização de maus-tratos no município de Suzano. O veículo já foi adquirido pela Prefeitura e está em atuação desde 2018.

22 visualizações0 comentário
bottom of page